Governo Transparente

ACESSIBILIDADE

O termo acessibilidade refere-se a garantir acesso facilitado a qualquer pessoa, independente das condições físicas, dos meios técnicos ou dispositivos que elas utilizem¹.

Com esse intuito, o Portal do MPMA possui, acima do menu principal, uma barra de acessibilibilidade com botões para aumentar e diminuir as fontes, além da opção de alterar o contraste das páginas.

Há ainda atalhos para facilitar a navegação, que podem ser acessados via teclado, segundo a lista abaixo:

Atalhos de Acessibilidade

Atenção! No Firefox, em vez de Alt + número, use simultaneamente Alt + Shift + número. No Firefox do Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número. No Opera, as teclas são Shift + Escape + número.

Pessoas com Deficiência Auditiva

Pessoas com limitações na audição podem utilizar softwares para traduzir o conteúdo do portal para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).  A Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais em português para LIBRAS. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.

Download VLibras

Pessoas com Deficiência Visual

DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.

Download do DOSVOX